Luz que se apaga, não se paga!
Conta mais leve: como economizar energia em casa
Texto: Daryanne Cintra
Se tem uma coisa que deixa todo mundo feliz é economia! Quando se trata de economia dos custos mensais de uma casa, a ação se torna ainda mais importante e necessária! Poupar energia em casa é uma atitude que vai além de economizar, é também pensar no meio ambiente e no futuro. Pequenas mudanças nos hábitos podem gerar grandes efeitos na redução do consumo de energia… afinal, luz que se apaga, não se paga.
E pra entender melhor do assunto, e buscar dicas que realmente vão te ajudar economizar, a editoria deste blog conversou com a profissional da Veber Energy Light – Engenheira Luana Veber, num bate papo estilo mito ou verdade, que vai te ajudar muito. Confira:
Editoria Valência: Lâmpada florescente é mais econômica do que a de LED?
Engenheira Luana: MITO! Antigamente o mais usado era sim as lâmpadas de filamento, florescente e incandescentes. Mas, todas elas geram um consumo muito maior do que as de LED. Se tratando de custo, as Leds são um pouquinho mais caras, mas, no final da conta gera uma economia muito maior! Por isso, ao entrar num novo imóvel, priorize já olhar as lâmpadas e fazer as substituições necessárias. Além disso, explore a luz natural que também é super bem vinda! Deixe sempre que possível os ambientes com cortinas abertas.
Editoria Valência: Aparelho desligado mais que continua na tomada, está gastando igual?
Engenheira Luana: VERDADE! A gente pensa que não, mas, eles estão consumindo energia sim. Sempre que não estiver usando equipamentos elétricos, mesmo que estejam em modo stand by, seja carregador de celular, televisão, ferro, ar condicionado, é importante tirar da tomada. Aparelho na tomada, sem uso, gera consumo.
Editoria Valência: Ferro de passar roupa é o grande vilão de consumo de energia?
Engenheira Luana: VERDADE! O ferro está entre os vilões de consumo. Por isso, o ideal é sempre juntar uma certa quantidade de roupa e passar de uma vez só. O liga e desliga do ferro é o que consome muita energia. Mas, o ferro não é o único. Nessa categoria de vilões, estão também o chuveiro elétrico e o ar-condicionado. Ambos entregam um alto consumo de energia dentro de uma residência. O ideal no chuveiro, é reduzir o tempo de uso dele… Vá aos poucos diminuindo o tempo de banho. E, para o conforto na temperatura dos ambientes, quando possível não usar o ar, opte por deixar janelas abertas e ambientes ventilados. O uso de cortinas também pode ajudar a evitar a entrada do calor excessivo ou frio.
Editoria: Fogão elétrico gasta muito?
Engenheira Luana: VERDADE! O fogão elétrico por indução (cooktop) tem um consumo de energia equiparado ao consumo do chuveiro elétrico, ou seja, é um grande gastador. A carga elétrica para o dimensionamento da fiação de um fogão como esse, é bem parecida a do chuveiro, por isso é um utensílio de grande consumo. Já os fogões elétricos convencionais à gás, esses não gastam muita energia.
LEMBRE-SE: USE SEMPRE UTENSÍLIOS INDICADOS E COMPATÍVEIS PARA OS SEUS ELETROS.
Embora a maior parte da economia de energia está sobre nossa responsabilidade, a gente sabe que os equipamentos elétricos também estão se modernizando. A Engenheira Luana ressaltou ainda sobre essa modernidade disponível no mercado. ` São os chamados equipamentos de eficiência energética, como geladeiras, lavadoras, secadoras, que possuem este selo de eficiência. Esses equipamentos consomem menos energia e ajudam muito também a gerar uma grande economia na conta do final do mês“, completou.
Por fim, a profissional ainda nos lembra que a economia de energia deve ser uma prática constante. A adoção de hábitos mais sustentáveis, ajuda a preservar também o futuro. Pequenas ações podem gerar grandes impactos no mundo e no nosso bolso também.
*Entrevistada Luana Veber* Luana é Engenheira Elétrica formada pela FAG em Cascavel. Atua como Engenheira Eletricista na Veber Energy Ligth. Conheça mais em @veberengenhariaeletrica.
Nenhum comentário