Bagunça Pet-Friendly: Como manter a casa em ordem
Texto: Daryanne Cintra
Ter um animalzinho em casa pode trazer muita alegria e ser a companhia para qualquer pessoa. E, quando se trata de um imóvel alugado, seja casa ou apartamento, é necessário atenção para deixar tudo em ordem. A boa notícia é que a editoria desse blog foi em busca de dicas para deixar essa tarefa ainda mais leve, e tornar a experiência de ter um pet num imóvel alugado, tranquila e sem dor de cabeça.
Pra isso, conversamos com a Pet sitter** Mariana Catafesta Paris, que nos ajudou com dicas essenciais de como criar uma rotina para o pet, e tornar a moradia do inquilino de 4 patas ainda mais sossegada. Conforme explicou Mariana, o primeiro passo é entender que a rotina ideal é aquela se adapta melhor a rotina do tutor. “A rotina sempre deve ser organizada de maneira que o tutor possa realizar com tranquilidade a troca de água, alimentação, higienização e interação do seu animalzinho“.
É importante garantir que o animal tenha essa rotina, e que entenda como o fluxo da casa e da família funcionam. Essa estratégia faz com que o pet saiba que há os momentos certos para determinadas atividades, e isso diminui até mesmo a ansiedade dele. Outro ponto importante dado pela profissional, é sobre criar um cantinho agradável que seja só do pet, e que atenda todas as necessidades básicas do animal. “Deixe esse cantinho sempre bem limpo, com água fresca e comida. É importante que o pet se sinta parte deste lar. Deixe também alguns brinquedos interativos indicados para eles. Isso vai ajudar a passar o tempo e a se distrair“, completou a Pet sitter.
DICA DE OURO:
Quando o assunto é pet gato, os brinquedos se tornam ainda mais indispensáveis para evitar danos ao imóvel alugado, principalmente em imóveis já mobiliados. Os arranhadores apropriados são fundamentais.
Aventura em 4 patas: a hora do passeio!
Siiim, a hora do passeio é uma aventura para seu bichinho. Depois que a rotina está implantada, o seu pet começa a esperar por esse momento. Incluir os passeios, seja para necessidades fisiológicas do animal ou mesmo para lazer, faz parte dessa rotina. “Quando o cãozinho faz suas necessidades somente na área externa, o tutor precisa cumprir com esse passeio sempre. É importante que as saídas sejam diárias, conforme a necessidade do animalzinho“, explicou Mariana.
Já os gatinhos, quando são acostumados a passear com guia, a orientação é a mesma: fazer com que os passeios se encaixem na rotina estabelecida do tutor. Mas, a grande maioria dos gatos não são acostumados a este estilo de passeio, a Pet sitter dá a dica de investir o tempo livre interagindo com o animalzinho, criando circuitos dentro de casa mesmo. E, ressalva que nunca devemos soltar o pet sozinho na rua para “dar uma voltinha”. “O passeio sem supervisão é extremamente perigoso e um ato de imprudência, sendo considerado como maus tratos“, completou a profissional.
CASA EM ORDEM
Você percebeu que manter o imóvel bem cuidado, diz respeito a quase que toda a rotina diária que o seu pet tem? Quando se há horários para as atividades e não há ausência ou descaso do tutor, esse animalzinho não sente a necessidade constante de chamar a atenção através de travessuras. É logico que a conduta de cada bichinho vai estar relacionada ao seu próprio temperamento, mas, a gente viu que algumas tarefinhas diárias podem tornar essa experiência de fato mais leve.
Pra finalizar, lembre-se sempre de limpar regularmente a casa ou apartamento, especialmente as áreas em que o animal costuma ficar, como tapetes e o sofá. Realizar uma higienização periódica, também ajudará muito a manter a casa em ordem.
Pet sitter**
Pet sitter é um termo em inglês que significa, “babá de pet”, ou seja, é uma profissional de confiança que cuida do pet em momentos de ausência do seu tutor. Mariana Catafesta Paris é Pet sitter há 4 anos aqui em Cascavel. Mari é apaixonada pelo que faz, começou cuidando de pets da família, e aos poucos tornou isso a sua profissão. Para atuar na área foi necessário treinamento e curso de especialização, para exercer a função de Pet sitter com segurança e credibilidade.
Nenhum comentário