Por que cuidar do imóvel alugado como se ele fosse meu?
Texto: Daryanne Cintra
Alugar um imóvel é uma etapa significativa na vida de muitas pessoas, seja para estudar, trabalhar ou até mesmo para formar uma família. Ao assumir a responsabilidade de ser um inquilino, é fundamental entender que, embora temporário, esse espaço passa a ser o seu lar durante o período do contrato.
Assim como cuidamos e zelamos pelas nossas próprias casas, é primordial que o inquilino também se comprometa a preservar o imóvel alugado.
Mas calma, a gente quer te mostrar que é possível seguir passos simples que vão tonar a sua experiência em aluguel muito mais leve e tranquila. Pense que, a partir de agora você é um verdadeiro guardião do imóvel, e que se você priorizar manutenções básicas do dia a dia, você terá muito mais tranquilidade.
Pra te ajudar, a editoria desse blog conversou com a gerente comercial Isabela Couto, que, nos ajudou a entender a importância de cuidar bem do imóvel alugado. Separamos os itens por tópicos para facilitar ainda mais o seu entendimento. Confira:
Se o lar é temporário, porque eu devo cuidar tanto?
Isabela Couto: Ao alugar um imóvel, é comum que os inquilinos o vejam como uma residência temporária. Mas essa perspectiva pode levar algumas pessoas a negligenciarem certos cuidados com a manutenção básica. Não é porque foi alugado que não precisa desse cuidado, entende? As manutenções de rotina como limpeza de calha, corte de grama e pequenos reparos que decorram do uso normal do dia a dia são essenciais. Além disso, prezar por um ambiente bem organizado e limpo faz com que a nossa vida flua também.
Tá, mas se caso eu não cuidar, como isso pode afetar a minha experiência enquanto locatário?
Isabela Couto: Zelar pelo imóvel alugado não é apenas uma obrigação contratual, mas também uma forma inteligente de prevenir problemas futuros. Realizar manutenções básicas e reparos necessários no momento certo pode evitar danos maiores e preservar a qualidade do imóvel, garantindo uma estadia mais agradável e sem contratempos.
Compromisso e Responsabilidade
Quais são as boas práticas e ações simples que devo adotar para preservar o imóvel?
Isabela Couto: São pequenos reparos ou cuidados que farão a diferença e além disso você mesmo poderá estar fazendo como por exemplo: Limpeza da calha, cuidados do jardim, limpeza de ralos, torneiras e chuveiros pingando, reparos nas fechaduras e entre outros pequenos detalhes e reparos que decorram do uso normal do dia a dia.
Trabalhe em parceria com a imobiliária
Como a imobiliária faz para me ajudar nesse processo?
Isabela Couto: Quando o imóvel é alugado aqui na Valência sempre passamos orientações importantes ao locatário quanto a manutenção do imóvel locado, dando exemplos de quais manutenções seriam de responsabilidade do morador (conservação do dia a dia) e quais manutenções seriam do proprietário (estruturais), o que auxilia muito nossos locatários na hora de verificar de quem seria o reparo.
Então afinal, o que eu devo fazer?
Isabela Couto: Tudo o que for de manutenção de preservação e conservação do dia a dia é de responsabilidade do locatário, e dá pra fazer tudo de forma bem tranquila… aos poucos.
Um exemplo muito fácil de entender seria a limpeza da calha, que é uma preservação do dia a dia manter em ordem e limpa, e que precisa ser feita regularmente por parte dos moradores. Quando não realizada a limpeza e vier a chover essa calha possivelmente irá entupir, fazendo com que a água não escoe e podendo gerar uma infiltração no telhado da residência.
Nesse caso, o que seria resolvido com uma limpeza periódica e simples, pode gerar uma dor de cabeça muito grande ao locatário, pois o mesmo gerou um dano maior ao imóvel por negligência.
Tranquilidade e Bem-Estar
Ao tratar o imóvel alugado como seu lar, você irá desfrutar de uma estadia mais agradável e tranquila. A sensação de bem-estar e conforto estará presente ao saber que o ambiente está sendo bem cuidado. Além disso, você também irá evitar problemas futuros prezando pelas manutenções básicas do dia a dia, garantindo assim uma experiência positiva e sem contratempos na entrega do imóvel ao final do contrato.
Esperamos ter te ajudado…
Até o nosso próximo encotro.
Nenhum comentário