O que é Home Staging ?
O conceito e aplicação do Home Staging surgiu na década de 70 nos Estados Unidos. É uma técnica criada pela corretora de imóveis Barb Schwarz para potencializar a rapidez da venda de imóveis, a partir de pequenas alterações em sua aparência, podendo, inclusive, impactar positivamente no preço na venda.
O que é Home Staging
De forma resumida, o conceito do Home Staging engloba todos os artifícios utilizados para tornar o imóvel mais vendável e comercialmente atrativo. O processo de preparação envolve o realce de pontos fortes, a melhoria de pontos fracos e o destaque do que pode ser interessante ao público-alvo.
A aplicação da técnica reúne três importantes pilares de atuação: compreensão acerca do mercado imobiliário, design de interiores e desenvolvimento de estratégias comerciais e de marketing.
Desde sua criação, o Home Staging tem-se mostrado eficaz e facilmente reproduzível. Aqui no Brasil, a técnica vem sendo implementada aos poucos e os profissionais que optam por sua implementação notam a diferença no nível de interesse pelo imóvel.
Sabemos que o futuro traz boas perspectivas em relação à venda de imóveis. E se há uma forma de acelerar esse processo, esse deve ser um ponto a ser considerado.
Como funciona o Home Staging?
O primeiro passo para vender um imóvel é imaginar quem é o seu público-alvo e o que ele deseja. Assim como outros tangíveis de alto valor (e decisão sem imediatismo), um imóvel não se vende para qualquer público.
Existem formas de definir quem será o comprador e, com isso, estabelecer uma estratégia para atrai-lo de forma eficaz. Após isso, coloque-se no lugar do comprador e responda à pergunta “como gostaria de ser recepcionado em meu futuro lar?”.
Desde o anúncio, o imóvel deverá ser preparado para causar a melhor impressão possível. A limpeza e a organização devem ser prioridades, assim como a realização de pequenos reparos. Ambientes despreparados, sujos e com defeitos aparentes poderão reduzir drasticamente o valor de venda, além de afastar potenciais compradores.
Criando o anúncio
Antes de fazer o anúncio do imóvel, é necessário investir na ambientação de cada cômodo. A criação de cenários será importante para atrair o comprador e causar uma identificação que reverta em uma visita.
As fotos devem ser profissionais, pois uma boa iluminação e tratamento irão fazer diferença no resultado final. Com as fotos bem produzidas, divulgue o imóvel e fique atento aos contatos que surgirem.
A preparação para o dia da visita
O comprador que teve uma boa experiência com o anúncio, espera que a mesma se repita – e até mesmo surpreenda – pessoalmente. No dia da visita, é imprescindível que haja fidelidade entre o que foi exposto e o que o comprador irá conhecer.
Home Staging é uma forma de valorizar o imóvel e não de maquiar a realidade. O acréscimo de detalhes, preparação de ambientes, uso de iluminação adequada, plantas e objetos decorativos cumprirão o papel de encantamento.
Mesmo que os reparos e a preparação do imóvel exijam um investimento, deve-se ter em mente a recuperação desse valor por meio da valorização do preço de venda. Um imóvel em bom estado e bem decorado poderá ser vendido por um valor maior do que o inicialmente previsto, compensando o investimento do momento pré-venda.
Vale a pena investir em Home Staging?
A reposta é: SIM, pois a aplicação do Home Staging pode ser crucial para uma venda bem-sucedida. Isso significa que o preparo do imóvel irá garantir um melhor negócio para comprador e vendedor.
Um imóvel está atrelado a um desejo tanto prático, quanto emocional e é através do Home Staging que será possível promover a identificação do comprador com o imóvel. Essa identificação poderá ter diferentes níveis de personalização.
Imóveis menores, com foco em pessoas solteiras, podem trazer uma decoração mais moderna, própria de um estilo de vida mais agitado. Imóveis com quintal podem trazer a valorização do espaço verde com iluminação indireta e móveis de área externa.
Os exemplos são vários e para tornar esse processo mais assertivo, é importante contar com a ajuda de um profissional do ramo imobiliário. Imóveis vazios exigem um esforço para imaginar como pode ser a vida ali, pecando por não ressaltar o espaço disponível, as possibilidades de decoração, impactando no interesse gerado.
Dicas para Home Staging
Algumas medidas simples podem ser tomadas para acelerar o processo de venda de um imóvel como o uso de plantas ornamentais e flores, por exemplo. Preparar a mesa para uma refeição, manter as camas sempre arrumadas e remover o excesso de informações visuais também é importante.
Objetos pessoais e utensílios domésticos devem sair dos cenários para dar espaço a um ambiente mais “clean” e com informações visuais atrativas. Se o cômodo for pequeno, é importante reorganizar ou reduzir os móveis para valorizar o espaço.
A aromatização dos ambientes e o uso de iluminação indireta em cômodos mais aconchegantes e intensa em cômodos que exigem mais luz (como a cozinha, por exemplo) também são boas alternativas.
O Home Staging poderá ser aplicado em toda extensão do imóvel, até mesmo em áreas externas. É importante manter o quintal ou terraço sempre limpo e promover a visita em momentos simbólicos e estratégicos como o começo ou fim do dia.
Influenciar o olhar do comprador para aspectos positivos do imóvel, como a boa localização, incidência de luz natural, possibilidades de remodelação e escolha estratégica de cômodos é importante para estimular a venda.
O Home Staging é uma técnica complementar aos preparos comuns para a venda de um imóvel, como a pintura de paredes, janelas e portas e a substituição de componentes com defeitos.
O que achou da técnica Home Staging? A sua aplicação pode gerar bons resultados!
Deseja vender o seu imóvel? Converse com a Valência Soluções Imobiliárias
Desde 2001, a Valência Soluções Imobiliárias busca a satisfação de seus clientes por meio da compra, aluguel ou venda de imóveis. Se você busca ajuda para vender seu imóvel, entre em contato e venha nos fazer uma visita.
Nenhum comentário