Contrato justo e transparente: O que você precisa saber!
Texto: Daryanne Cintra
Você finalmente encontrou o imóvel dos seus sonhos! A localização é perfeita, o espaço é ideal para suas necessidades, o orçamento cabe no bolso e a vista é de tirar o fôlego. Mas antes de se mudar há um passo importante a ser dado: a negociação do contrato de aluguel. E, é nessa hora que o time jurídico da Valência entra em ação.
Alugar com a Valência fará com que de fato você tenha um contrato justo e transparente. É importante que ambas as partes compreendam seus direitos e deveremos durante a jornada de locação. Não se trata apenas da documentação formal, se trata da garantia de uma experiência de aluguel justa e tranquila – E nisso, somos especialistas no assunto.
Para desenrolar o tema e te mostrar que esse é o caminho, a editoria desse blog conversou com a Gestora Comercial da Valência, Isabela Couto. A profissional nos ajudou a esclarecer alguns pontos chaves importantes a se considerar ao alugar um novo imóvel. Confira o bate papo na íntegra:
Blog: O que é considerado essencial em um contrato de locação para garantir a transparência tanto para o locador quanto inquilino?
Isabela: Primeiro é necessário que a locação seja feita através de uma imobiliária. Uma imobiliária por exemplo, tem o importante papel de ser um ponto neutro e de intermediação entre o proprietário e o locatário. Além disso, é preciso seguir os direitos e deveres estabelecidos por lei, no caso a Lei do Inquilinato (Lei 8.245). E, o que garante que esses pontos sejam atendidos é ter a certeza de que o contrato é feito por um Advogado Especialista em Direito Imobiliário. Aqui na Valência inclusive, temos um setor jurídico próprio para auxiliar e sanar todas as dúvidas dos nossos clientes.
Blog: Qual é a melhor estratégia para chegar em um contrato que atenda o interesse de ambas as partes?
Isabela: Com certeza é o contrato que respeite os direitos de ambas as partes, por isso um bom conhecimento sobre a lei do inquilinato é fundamental. Ainda, outros pontos também são importantes a serem analisados como: práticas da região, práticas de mercado e humanização. Aqui na Valência nesses 22 anos de experiência validamos fielmente a necessidade do proprietário e do locatário, respeitando interesses que atendam os dois lados. Trabalhamos com pessoas e para pessoas, por isso um processo humanizado faz toda a diferença.
Blog: Quais são os principais erros que os inquilinos e proprietários cometem ao negociar um contrato sem os serviços de uma imobiliária?
Isabela: Sabemos que é muito comum proprietários e locatários alugarem direto e já vimos problemas e dores de cabeças para os dois lados. E como principais erros posso citar os três mais comuns que são: a falta das garantias contratuais (fiador ou garantia paga), a falta de suporte nas manutenções durante a locação e também o estado de devolução do imóvel alugado.
ENTENDA MAIS:
Na garantia contratual, a falta de análise correta das documentações dos pretendentes a locação, faz com que o proprietário alugue sem garantia eficiente enfrentando o maior de todos os problemas: a inadimplência.
Já nas manutenções durante a locação, podemos ter o conflito de uma das partes não querer fazer o reparo que é de sua responsabilidade. Torna-se um empurra daqui, um joga dali, e no final o imóvel acaba sofrendo danos com a falta de reparos necessários.
PRA LEMBRAR:
Proprietário é responsável pelas manutenções estruturais. Locatário é responsável pelas manutenções de conservação e dia a dia.
E por fim um dos mais importantes pontos, a devolução do imóvel locado. É fundamental que o imóvel passe por uma vistoria inicial e de saída. Essa vistoria é um laudo detalhado, e feito por um profissional capacitado onde haverá registros escritos e de imagem, que mostram exatamente como o imóvel estava no início da locação e como ele precisa ser entregue no final dela.
Blog: O que é recomendado fazer para resolver conflitos ou problemas que possam surgir durante o período de locação? Como a imobiliária atua nessas situações?
Isabela: Hoje em dia sabemos que os principais conflitos que podem surgir é a falta de pagamento, reclamações de vizinhos, manutenções e a desocupação do imóvel. Para cada um deles precisamos manter um diálogo saudável entre as partes buscando uma intermediação responsável, analisar o contrato de locação em vigência e seguir atentamente a lei do inquilinato. E essa atuação linear faz parte de uma imobiliária especialista em locação, assim como a Valência é.
Blog: Qual é a dica pra não errar na hora de colocar um imóvel para alugar?
Isabela: O mais assertivo é sempre deixar o imóvel com uma empresa (Imobiliária) que tenha experiência nesse ramo. Aqui na Valência somos referência quando o assunto é administração de imóveis e locação. Isso porque, ao longo de todos esses anos fomos nos adaptando as necessidades dos clientes x mercado. São 22 anos transformando imóveis em lares, atendendo cada cliente com excelência.
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