Comprar ou Alugar um Imóvel?
Texto: Daryanne Cintra
A decisão entre comprar ou alugar um imóvel é bastante debatida. Sugere-se até que muito polêmica. De um lado, um mercado sedento por vendas e de outro um mercado sedento pela flexibilidade. Além disso, essa tomada de decisão entre alugar ou comprar, envolve uma série de fatores financeiros, pessoais e de estilo de vida que podem ter um impacto significativo na vida das pessoas.
Para muitos, a compra de um imóvel representa a realização de um sonho e a construção de patrimônio a longo prazo. No entanto, alugar pode oferecer uma flexibilidade valiosa, permitindo a mudança de residência com mais facilidade e sem o comprometimento financeiro de um financiamento imobiliário, por exemplo.
E pra você que já nos acompanha por aqui, sabe que a editoria do Blog da Valência gosta de explorar os assuntos, e te trazer uma visão esclarecedora sobre os temas. Por isso, para tornar o entendimento sobre comprar ou alugar, mais esclarecedor, convidamos a Gestora Comercial da Valência – Isabela Couto, para compartilhar suas experiências e conhecimento sobre o assunto. Acompanhe o bate-papo:
Blog Valência: Quais são os principais fatores que os clientes devem considerar ao decidir entre comprar e alugar um imóvel, do ponto de vista financeiro?
Isabela: Muitas pessoas defendem a compra de um imóvel para não depender mais do aluguel, porém quem atua no mercado imobiliário sabe que essa não é a realidade da maioria das pessoas. Por isso, é importante considerar que a venda em algumas vezes depende de uma entrada alta, e que por algumas situações a pessoa pode não ter. Além disso, em alguns negócios, a parcela mensal também pode ficar alta, comprometendo a renda e dificultando a aprovação em um financiamento. Sendo assim, penso que o primeiro passo é analisar a logística financeira disponível e o que pode ser comprometido da renda mensal, seja na parcela de um financiamento ou no aluguel do mês.
Blog da Valência: Quais você acha que são as tendências atuais do mercado imobiliário aqui na nossa cidade, que podem influenciar a decisão de comprar ou alugar um imóvel?
Isabela: Com toda certeza temos duas tendências que estão ganhando visibilidade no mercado, que são os “Shorts Stay” e Apartamentos Compartilhados. Essas duas tendências se aplicam super bem na moradia temporária ou pequenas estadias, ou seja, o aluguel. O público de hoje não quer mais longos contratos e muito menos ficar em um único lugar, uma única cidade. Dessa forma, a mobilidade, o movimento, vem ganhando cada vez mais força. E mais que isso: o cliente de hoje busca altamente mais por imóveis mobiliados, para não precisar comprar e ficar levando mudança de um lado para o outro…O que justifica ainda mais a alta procura por aluguel.
Blog Valência: Que vantagens específicas podem ter aqueles clientes que preferem alugar?
Isabela: Primeiro de tudo, alugar traz flexibilidade! Pense em um cliente que trabalha em um banco, em questão de meses ele pode ser transferido para outra cidade, concorda? O aluguel traz essa flexibilidade, hoje ele pode morar em cascavel… daqui um tempo em outro estado. E sim, antes que você que está lendo pense: “ah mas existe o prazo contratual de um aluguel“. Sim! Existe mesmo…, mas, mesmo existindo esse prazo as pessoas gostam de mudar. Mudam por trabalho, mudam porque a família pode estar crescendo, mudam em busca de um imóvel com mais área de lazer, mudam o tempo todo. Cada cliente procura conforme a necessidade do seu momento, e sabemos que quando se trata de mobilidade, é o aluguel consegue proporcionar isso.
Blog Valência: Que orientação você pode dar aos clientes que estão indecisos entre comprar e alugar, com base nas suas experiências do mercado imobiliário?
Isabela: Uma das principais questões a levar em consideração é o período que esse cliente pretende ficar na cidade, clientes que buscar a compra de um imóvel, normalmente procuram uma longa permanência numa determinada cidade. Já os clientes que procuram uma locação, na maioria das vezes já sabem que talvez não irão permanecer por muito tempo no mesmo imóvel, por fatores como mudança de trabalho, colégio dos filhos, faculdade entre outros. Outra questão é analisar as condições financeiras naquele momento. Existe um valor de entrada poupado? As chances de financiamento são altas? A renda que será comprometida com o financiamento, suprirá as necessidades? Respondendo a si mesmo essas questões, o cliente já consegue perceber e visualizar se o melhor naquele momento é comprar ou alugar. Uma coisa é fato: todos buscam por praticidade e “economia de tempo”.
E aí, nos conte… O bate papo te ajudou? A gente sabe que não é uma decisão fácil, até porque vimos que cada opção tem suas vantagens e desvantagens. Mas lembre-se no final de tudo, a escolha certa vai depender da sua situação atual, metas futuras e preferências pessoais.
Até o nosso próximo encontro…
Nenhum comentário